Blog da Nell:
O relato de uma emocionada participação no ritual da derrubada do mastro na festa do Divino Espírito Santo, em Mazagão Velho, no dia 24/08/2010 inaugurou minha atuação como blogueira. Pena que na edição, acabei deletando tudo. Mas vale repetir: estar em Mazagão Velho é sempre voltar para casa.
De um jeito mágico e incrivelmente encantador me vejo novamente correndo embaixo das mangueiras, explorando cada detalhe da grama, fazendo casa pra esperar um passarinho... afloram sentimentos e lembranças felizes, de férias na casa da Vó Ana Ayres, banhos de rio, beira do rio Mutuacá, chupando manga pela rua, imitando o berro dos carneiros (é, carneiros, naquele tempo tinha!). É bem verdade que é minha casa, onde nunca morei...mas o que é a vida senão esta casa não nossa em que moramos por um tempo, apegando-nos a pessoas e coisas que também não nos pertencem?
Mas vamos lá, vamos ver essas belezas: Imperatrizes, Trinchantes, Pega-na-capa, Paga-fogaças,Varas-douradas e Alferes-bandeiras, em pleno coração da floresta, uma sincrética reprodução de tradições e personagens de nossas heranças portuguesas.
Um comentário:
tudo que se refere ,a macapá me dar muita saudade.. então continui a mostra a nossa cultura que é muito bonita... bjosss no coração!!!
Postar um comentário