sexta-feira, 15 de abril de 2011

SEMANA SANTA EM MAZAGÃO VELHO

Para quem não conhece, vale informar: é lindo!
Na quinta-feira tem a procissão dos passos, onde os homens saem pelas ruas à noite, levando a imagem do Cristo em agonia. Logo em seguida, as pessoas vão para a igreja, passando a noite inteira em vigília, cantando lamentos tradicionais, num ato de extremo  esforço (eu já fiquei uma noite inteira, mas era ainda adolescente).
Na sexta, três da tarde, tem a Via-crucis, uma reprodução da caminhada do Senhor ao Gólgota, em que são refeitos seus  passos, e, em  cada uma das estações, uma jovem em vestes antigas canta em latim  o lamento da "Mulher Verônica", como costuma-se dizer por lá. ( Também já fiz o papel de Verônica, como quase todas as jovens com famílias oriundas de Mazagão Velho)
Não sei se no nosso estado outros municípios fazem esta representação, e, embora costume ser muito empolgada com as coisas de Mazagão, este é , para mim, um momento único, em que me transporto a um mundo paralelo, fora do espaço cotidiano, encontrando-me novamente com aquela fagulha divina que existe em cada ser, e que, às vezes, deixamos muito esquecida... 

Nenhum comentário:

Seja meu companheiro no blog, clique em seguir, e vamos nessa...