terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ruínas da Igreja de Mazagão Velho

Paredes centenárias de ruínas em Mazagão
Consegui finalmente conhecer as ruínas da Igreja Antiga de Mazagão Velho. Por insistência da Beatriz, que já com onze anos, reclamava de ainda não termos realizado este passeio tão acessível, pois as ruínas ficam bem na entrada de Mazagão Velho. Por se tratar de uma área aberta a pesquisas e estudos, há algumas passarelas onde os visitantes podem locomover-se com facilidade, sem emaranhar-se na vegetação. O detalhe é que tudo em volta é pura floresta, ar puro, natureza em estado brutíssimo.
Estas ruínas datam de mais de 300 anos, época em que o império português se instalara por estas paragens trazendo algumas famílias portuguesas e escravos oriundos do Marrocos.
É impressionante como construções feitas à base de barro batido e pedra resistem até os dias de hoje. Mazagão Velho com seus mais de duzentos anos ainda guarda aquele ar bucólico de arruados que pararam no tempo e o seu povo ainda preserva as tradições religiosas que resistem ao tempo e ao espaço.
Há dados históricos que coincidem com as narrativas da minha tataravó dando conta de que, pelos idos do final do século XIX ou início do século XX, doenças fatais, possivelmente a peste ou o cólera, dizimaram diversos povoados (na América do Sul) inclusive parte de Mazagão Velho, onde segundo me conta a professora Nelsi, minha genitora, famílias inteiras amanheciam mortas, ficando a cidade reduzida a menos da metade de seu território original.
Este é o motivo da localização atual da igreja, ou seja, a entrada da cidade e não o centro. O que era metade da vila, hoje foi tomado novamente pela floresta, restando aos estudiosos reivindicarem o resgate deste movimento de involução entre seus achados, ao passo que eu, vou ficando com as histórias que a avó da minha mãe lhe contava e que agora conto pra vocês...
Acesso para os pesquisadores e visitantes
Nell Pureza 13/09/2010

Nenhum comentário:

Seja meu companheiro no blog, clique em seguir, e vamos nessa...