segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PRÉDIO COM TRINTA ANDARES DESABA EM BELÉM-PA

Pessoas buscam soterrados em prédio que desabou em Belém

Foto do prédio tirada em 17 de dezembro
Um prédio de 30 andares, em construção, desabou no início da tarde deste sábado em Belém (PA), entre as ruas Três de Maio e José Malcher. Segundo a Polícia Militar, cerca de 15 operários e outras cinco pessoas ficaram debaixo dos escombros. Ao menos duas casas vizinhas foram atingidas.
Cães e retroescavadeiras auxiliam buscas
Prédio que caiu no PA já tinha 70% dos apartamentos vendidos
Vídeo mostra trabalho de resgate no prédio que desabou em Belém (PA)
O Corpo de Bombeiros busca sobreviventes. Cerca de 50 policiais participam da operação, para isolar a área e conter os familiares e moradores que tentam se aproximar.
Um edifício ao lado, de 16 andares, também foi afetado e corre risco de desabamento. Os moradores foram retirados do local.
A comerciante Alice Pinheiro Gomes, 62, que mora a duas quadras do prédio que ruiu, disse que ouviu um estrondo e sentiu o chão tremer. 'Pensei que fosse um relâmpago', disse. No momento do desabamento, chovia forte e ventava muito em Belém.

Foram dadas como desaparecidas sete pessoas, entre elas alguns trabalhadores do edifício e uma senhora, que morava em uma das casas vizinhas que foi soterrada. Moradores das casas e prédios localizados próximos ao local foram orientados pelos bombeiros a abandonarem suas casas até que tudo esteja resolvido.

A Coordenação de Operações da PM explica que essa é uma medida de precaução para evitar novos acidentes. Com o desabamento, as estruturas de outros imóveis podem ter sido abaladas.

A avenida Magalhães Barata, as travessas 9 de Janeiro e 3 de Maio até a rua 14 de Abril estão interditadas. Não há previsão de tempo para conclusão da operação.

Duas pessoas já foram resgatadas com vida em uma casa vizinha destruída no desabamento. O edifício, de cerca de 30 andares, estava em construção, na região central da capital paraense. No momento da queda, chovia forte e ventava muito em Belém.

A empresa dona do prédio, Real Class SPE, que faz parte do grupo da construtora Real Engenharia, divulgou nota à imprensa afirmando que "lamenta o ocorrido", ser "solidária com todos os envolvidos no acidente" e que "não medirá esforços para investigar as causas do episódio e dar assistência às pessoas atingidas pelo sinistro".

A nota afirma ainda que a Real Engenharia atua há 27 anos no mercado de construção e incorporação na região metropolitana de Belém, e que já entregou 11 empreendimentos, num total de 600 residências.

Segundo um funcionário da imobiliária responsável pelas vendas no edifício, o Real Class começou a ser construído em 2008 e seria entregue em dezembro deste ano. O prédio tinha 60 apartamentos, com 122 m2 e três suítes cada um. De acordo com ele, 70% das unidades já haviam sido vendidas, por cerca de R$ 500 mil.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Seja meu companheiro no blog, clique em seguir, e vamos nessa...